Existe uma grande tendência em privar-se na alimentação quando o objetivo é reduzir peso. Mas não precisa ser sempre assim.
Mas considerando estudos atuais, nos quais preconiza-se o emagrecimento saudável e sem efeito sanfona, estima-se que o melhor é equilibrar os nutrientes e seguir as regras básicas de educação nutricional a princípio.
Muitas dietas de moda prometem milagres, mas ao analisarmos minuciosamente os resultados a longo prazo, entendemos que “O que perdura é o equilíbrio” ...Como nosso corpo é um famoso” Poupador de energia”, ao restringir excessivamente um nutriente ou intervalar demais entre as refeições, ele começa a guardar mais reserva que o habitual. E como sabemos que a principal reserva é a gordura, assim sendo, iremos perder massa magra provavelmente. Outra curiosidade sobre a perda rápida de peso está no fato de que, quando o sistema nervoso central entende que o indivíduo está se privando de maneira a reduzir o estoque exponencialmente, ele “guarda” mais da principal reserva (lipídeos) e ocorre o efeito sanfona durantes os lapsos momentâneos de “dias do lixo” ou “fases de compulsão”.
Diante dessas informações que demonstram o quanto nosso organismo é “esperto”. Como você acredita que seja correto conduzir a “perda de peso”?
Gradualmente e através de estímulos corretos. E sempre com estratégias que induzam o metabolismo a trabalhar eficientemente.
Vamos conhecer mais desses métodos que estou falando? E que coincidem com as informações dadas na literatura científica?
Dicas da nutricionista de atletas de alta performance Caroline Yoshioka
CRN 3 43331
Comments